O que é um CRM?

CRM

CRM (customer relationship management), significa gestão de relacionamento com o cliente. É, basicamente, uma plataforma que permite a organização de negócios, abrangendo desde a área comercial até o pós-vendas.

Ou seja, nesse software ficam concentradas informação como nome, telefone, endereço, site… do negócio em questão. Além disso, o histórico que se cria, a medida que o vendedor faz suas ligações ou contato com determinada pessoa ou empresa, pode ser registrado em um CRM. Com isso, ele se mune das próprias informações para guiá-lo no processo de negociação.

A importância disso está na proximidade criada com o cliente, por causa informações que estão concentradas no mesmo lugar.

Com o crescimento de uma empresa e aumento da base de clientes, é imprescindível que os registros sejam fiéis e atualizados. Informações como essas impactam, não somente à área comercial, mas também o marketing, suporte, produto, etc. 

Para exemplificar: se um cliente solicita alguma melhoria ou alteração do produto para o suporte, é importante entender o modelo de funcionamento dessa empresa e como tal solicitação pode impactar no dia a dia daquela empresa. E para isso, os registros feitos em toda a jornada desse cliente são essenciais. 

Benefícios de um CRM 

  • Um dos principais benefícios de ter um CRM é que todas as informações ficam concentradas em um só lugar. Com isso nos livramos de diversas planilhas, anotações e dados que podem se perder caso não exista um CRM no processo da venda.

  • O processo da venda se torna ainda mais curto justamente porque o follow-up tende a ser mais assertivo quando o vendedor pode contar com informações contidas no CRM.

  • O closer pode se preparar e até mesmo antecipar situações no relacionamento com o lead. No follow-up, ele perceberá o seu domínio quanto ao que já foi tratado anteriormente. Além de demonstrar empatia, escuta ativa e preocupação genuína, que são características essenciais para qualquer relacionamento com clientes.

  • No CRM também será possível que o gestor tenha controle sobre as atividades da sua equipe. Os registros de atividades alimentam gráficos e relatórios que possibilitam o acompanhamento da atividade de cada área.

  • Outro benefício é que, com os registros no histórico, é possível identificar o momento em que o cliente se encontra. Com isso, você pode prever problemas ou identificar oportunidades futuras. Assim, garantindo a satisfação e fidelizando clientes.
  • Com registros, follow-ups, pipelines, o vendedor se torna muito mais produtivo. O pipeline, por exemplo, permite que o vendedor tenha organização e siga processos replicáveis.
  • Com um CRM é possível tornar os processos escaláveis. Com etapas definidas, o closer, ou o SDR, produzirá mais em menos tempo e também. Os processos criados serão replicados em escala para todos os clientes.
  • Também é possível ter previsibilidade e redução de churn. Utilizar informações, registros e indicadores do CRM permitem que você saiba qual a saúde da sua carteira de clientes. Assim, você pode intervir com um plano de ação em um possível cancelamento, antes que ele aconteça.

Coloque em prática

Você, que é gestor, pode encontrar resistência do seu time comercial na adesão de um CRM. Muitos vendedores estão acostumados a gerir seus negócios cada um da sua maneira. Vemos, desde planilhas, até post-its e blocos de notas. Mas, nenhum processo escala sem padronização e centralização de dados e informações. E, para que isso aconteça, a presença de um CRM intuitivo é essencial. 

O CRM da Leads2b foi desenvolvido pensando na experiência do usuário:

Demo Leads2b

Nele, você consegue acompanhar todas as ações (em dia, para vencer ou em atraso) dos SDRs e closers. Registrar informações e interagir com seu cliente através de e-mails. Além de acompanhar gráficos de produtividade e resultados das ações do seu comercial, como geração de leads e quantidade de ações realizadas no dia… Se você quiser conhecer mais o nosso CRM, clique aqui e veja uma demonstração completa da Leads2b.

Aline Sphair    <i class="fab fa-linkedin"></i>
Aline Sphair  

Eu sou natural de Curitiba-PR e sempre morei aqui. Me formei em Relações Públicas pela PUC-PR em 2018 e hoje atuo como Customer Success. Gosto muito de comer, dormir, ir para a academia e sair com os meus amigos!

Veja todas as postagens da Aline  
posts recentes
descubra como montar um pdi para vendedores eficiente e assertivo

Aprenda como montar um PDI para vendedores impecável, incluindo estratégias específicas para SDRs e closers. Confira, ainda, 10 erros fatais ao desenvolver o plano.

conheça - e evite - erro no forecast de vendas

Confira como evitar erros no forecast de vendas que podem acabar com sua estratégia e fuja das armadilhas capazes de destruir a eficácia da sua previsibilidade.

Saiba o que é forecast de vendas, sua importância para os negócios e conheça os 6 tipos de forecast para escolher o que melhor atende seu processo comercial.

conheça a ancoragem em vendas e aprenda como colocar em prática para fechar mais negócios

Desvende a ancoragem em vendas: uma técnica da psicologia aplicada às vendas e confira 4 exemplos de como colocá-la em prática e vender mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *