O Papel das Redes Sociais nas Vendas

Mídias sociais

O que são as redes sociais?

Atualmente, tanto se fala em redes sociais que é quase impossível que, pelo menos uma vez, você não tenha ouvido esse termo. As mídias sociais são todas as formas de nos conectarmos, interagirmos e compartilharmos conteúdos com outras pessoas – por meio de grupos de afinidade – no meio digital. Em um mundo em que todos estão com seus celulares, tablets e computadores em mãos sempre, faz sentido valorizar esse meio de estar constantemente em contato com o usuário para vender mais.

As redes sociais têm, cada vez mais, força na decisão de compra dos consumidores. Se sua marca está presente, se sua marca aparece, isso muda o pensamento do consumidor sobre sua empresa. Com uma audiência que busca cada dia mais informações online sobre empresas e produtos no processo de compra, se torna essencial estar presente no mundo digital. 

Curtidas em dispositivos móveis

Por que minha marca precisa estar nas redes sociais?

Vender mais
Um dos principais motivos pelos quais você deve se posicionar em mídias sociais, é para gerar aumento nas vendas. Assim, mais pessoas conhecerão e verão seus produtos, a fim de que elas se tornem leads e – após esse processo – clientes. Nessa estratégia é importante lembrar que você tem que expor seus produtos ou serviços. As pessoas, ao acessarem o seu perfil, precisam entender o que você vende e, principalmente, os benefícios que ela vai ter ao adquirir seu produto ou serviço.

Branding
Uma outra razão para colocar sua empresa no digital é para consolidar sua marca e aumentar o reconhecimento dela com o seu público. Aqui seu objetivo central não é, de fato, vender, mas colocar o nome da sua empresa “na boca do povo”. É importante que as pessoas falem bem de você e que tenham sua marca como referência. Nessa estratégia, é muito importante utilizar o marketing de conteúdo para se colocar como autoridade no seu mercado de atuação, sendo, assim, uma referência e um “nome forte” para determinado segmento.

Como escolher as redes sociais mais adequadas para o seu negócio?

Antes de escolher quais redes sociais fazem mais sentido para o seu modelo de negócio, é importante entender realmente cada uma e ter bem claro qual o objetivo delas. Vou trazer um resumo das principais redes sociais que usamos hoje no Brasil, mas aconselho que – antes de efetivamente traçar uma estratégia de mídias sociais – você pesquise um pouco mais e as entenda a fundo.

Navegação dentro das Redes sociais

1. Instagram
Fotos. É muito importante ter em mente que esse é o intuito dessa rede social, então é preciso se adequar. Conteúdos mais curtos, mas mantendo sempre a relevância são a chave para o sucesso nessa rede.

2. Twitter
Relacionamento. Conversas, interações e aproximação com o cliente são os principais focos dessa rede.

3. Facebook
Comunidades. O grande objetivo do Facebook atualmente é unir pessoas que tenham interesses semelhantes em grupos de afinidade. Dessa forma, compartilhando conteúdos relevantes e construindo relações em que todos se beneficiem, como um grande ecossistema. O grande ponto positivo do Facebook atualmente é que ele é uma mídia barata e, quando bem utilizada, os próprios usuários da sua audiência vão alimentando ela com conteúdos, discussões construtivas e disseminando conteúdos produzidos pela sua marca, sendo menos trabalhoso para você mantê-la “rodando”. Essa é a questão da comunidade… Pessoas com interesses semelhantes que trocam conhecimentos relevantes.’

4. Youtube
Conteúdo. Cada vez mais pessoas recorrem ao YouTube para aprender algo novo ou para entender mais sobre determinado assunto, segundo pesquisa do Google, 86% das pessoas que assistem vídeos frequentemente estão em busca de aprender algo novo. Em um mundo tão acelerado, as pessoas querem poupar tempo, por isso, substituem a leitura textos e artigos por um conteúdo que esteja de forma rápida e de fácil entendimento.

86% das pessoas que regularmente acessam o YouTube, vão a plataforma para aprender algo.

5. Linkedin
Corporativismo. Tudo relacionado ao seu dia a dia corporativo você deve direcionar para cá. Modelo de gestão, conquistas, eventos… Essa rede social é perfeita para achar as pessoas com as quais você precisa entrar em contato, aprender mais sobre empresas, estar antenado na rotina do mundo corporativo e tudo que envolva esse universo.

cta marketing digital

Dicas práticas

Separei, para finalizar esse texto, 3 dicas de ouro para que suas redes sociais realmente funcionem como geração de receita para o seu negócio.

Entenda seu público e a forma como utiliza as redes sociais

A importância dessa dica deriva do fato de que, quando você sabe com quem você quer se comunicar, fica muito mais fácil achar maneiras eficientes de fazer isso. Então, primeiramente, foque em entender com quem você está se comunicando como marca, para quem você quer vender, quem você quer cativar. Depois disso, entenda as preferências deles para uso de mídias sociais e se agarre nisso para montar suas estratégias de forma mais eficiente.

Mantenha a constância

Outro ponto importante é saber quando aparecer. Com qual frequência seu público espera te ver nas mídias sociais. No começo essa parte vai ser mais trabalhosa, mas a prática leva à perfeição. Mantenha os olhos nos indicadores de horários e dias de interações e saiba se posicionar no exato momento em que seu potencial comprador quer te ver e ver o seu produto ou serviço.

Vender não é tudo

Foque nas entregas também. Você quer vender, mas sua audiência não está nas redes sociais apenas para comprar. Seu público vai ser pego por um anúncio ou post em um momento de descontração, então seu objetivo é manter esse caminho para que seu possível cliente se sinta acolhido e importante realmente. Hoje em dia, os consumidores não querem ser considerados números, mas sim pessoas.

Conclusão

Depois de falar tudo isso, a mensagem que eu espero que fique para vocês é a real importância de se posicionar e estar presente para a sua audiência no momento em que ela estiver disposta a ver você, seja como referência em um assunto ou como possível aquisição. Então é importante mapear seu público, entender as preferências deles e se colocar em meio a esse universo que já cativa eles. E lembre-se: redes sociais estão muito ligadas à interação, então propicie um ambiente em que sua audiência deseje interagir com a sua marca.


Anna Karas    <i class="fab fa-linkedin"></i>
Anna Karas  

Sou Administradora por formação e - em algum ponto da minha carreira - me apaixonei pelo Marketing (desde então não larguei ele mais). Cinéfila, viciada em música, mãe de um gatinho lindo e amante de viagens.

Veja todas as postagens da Anna  
posts recentes
descubra como montar um pdi para vendedores eficiente e assertivo

Aprenda como montar um PDI para vendedores impecável, incluindo estratégias específicas para SDRs e closers. Confira, ainda, 10 erros fatais ao desenvolver o plano.

conheça - e evite - erro no forecast de vendas

Confira como evitar erros no forecast de vendas que podem acabar com sua estratégia e fuja das armadilhas capazes de destruir a eficácia da sua previsibilidade.

Saiba o que é forecast de vendas, sua importância para os negócios e conheça os 6 tipos de forecast para escolher o que melhor atende seu processo comercial.

conheça a ancoragem em vendas e aprenda como colocar em prática para fechar mais negócios

Desvende a ancoragem em vendas: uma técnica da psicologia aplicada às vendas e confira 4 exemplos de como colocá-la em prática e vender mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *