mapeamento do público alvo de serviços de construção

Mapeamento de público alvo para serviços de construção

O mapeamento de público alvo para o setor de serviços de construção em tempos de crise pode ser determinante. Afinal, independente do tamanho da empresa, em momentos como esses, é possível encontrar oportunidades de crescimento. Inclusive na área de serviços de construção. 

Crise é uma palavra que muitas vezes assusta. E, diante disso, existem dois caminhos: deixar-se abalar e esperar a crise passar ou buscar estratégias para seu negócio não sofrer seus impactos de forma tão intensa.

Porém, mesmo com um cenário desfavorável, diversas empresas se destacam por estarem conseguindo bons resultados. 

Você deve estar se perguntando: como isso é possível? 

Para responder a essa pergunta, explicaremos como empresas do segmento de construção podem ter uma prospecção assertiva e eficiente. Mesmo passando por uma crise mundial. Reunimos, inclusive, alguns pontos que facilitam na conquista de novos clientes.  

Para vender mais, é extremamente importante entender o mercado que está inserido e quais produtos/serviços possuem maior demanda, certo? E ,sem dúvida, é muito importante usar ferramentas que ajudem na gestão e estratégias de vendas.

Por isso, iremos falar sobre a importância do mapeamento de público alvo nesse contexto. Além de ensinar como ter uma metodologia incrível de abordagem e como a tecnologia pode ser usada a seu favor.

Boa leitura 🙂

O que é mapeamento de público alvo e porque ele é tão importante para o setor de serviços de construção?

Vender produtos ou serviços implica em buscar constantemente métodos para alavancar novos clientes. E, nessa estratégia, mapear o perfil do seu consumidor é imprescindível.

Também conhecido como target, consiste em um grupo de consumidores, ou outras empresas, que se beneficiarão do que você como empresa pode entregar.

Para compor seu público alvo, é necessário considerar características demográficas, comportamentais e socioeconômicas desse grupo. Como, por exemplo:

  • Profissão
  • Localização
  • Idade
  • Sexo
  • Poder aquisitivo.

Fazer o mapeamento do seu público alvo é, aliás, uma tática excelente de trabalhar sua segmentação no setor de serviços de construção. 

Nele, você poderá definir com quem deve se comunicar, e principalmente como se comunicar, criando argumentos de vendas certeiros.

O mapeamento do público alvo pode parecer complicado, especialmente no setor de serviços de construção. E com certeza exige dedicação e estudo. Mas os resultados são extremamente positivos e podem garantir o sucesso do seu negócio.

Como um mapeamento bem feito pode ajudar a ultrapassar a crise em vendas?

Independente do objetivo de sua empresa na hora de vender, a prospecção tem que ser assertiva. Afinal, o mercado é competitivo, e é necessário apresentar benefícios. Sobretudo em tempos de crise.

Nesse sentido, o uso de ferramentas para otimizar a prospecção, por meio da geração e do acompanhamento de leads, pode auxiliar no fechamento de novos negócios.

PODEMOS TE AJUDAR

Descubra o melhor método de prospecção para o seu negócio

Além disso, abordaremos alguns pontos importantes, para você realizar um bom mapeamento de público alvo no setor de serviços de construção. 

  • Conheça seus principais concorrentes: 

Pesquisar dados de mercado é uma excelente forma de conseguir ter um posicionamento bacana com relação aos seus concorrentes. Afinal, assim fica mais fácil identificar seus pontos fortes e fracos.

  • Identifique a imagem da sua empresa:

Fazer pesquisas e coletar dados é o melhor caminho para saber como sua empresa está sendo vista através do olhar dos clientes. Dessa forma, fica fácil descobrir pontos de melhoria e vender mais se torna menos complicado.

Como fazer o mapeamento do público alvo de serviços de construção?

No setor de serviços de construção, a relação empresa-cliente costuma ser longa. Isso porque o cliente começa a relacionar-se com a empresa, muitas vezes, antes do início da construção. E segue durante todo o período de obras, até a entrega.

Ao mapear seu público alvo, portanto, será necessário muito estudo. E é através de pesquisas de mercado que sua empresa vai identificar os clientes com maior potencial de compra.

Dessa forma, você conseguirá descobrir qual a faixa etária, geolocalização, média de investimento, de seus clientes, entre outros.

Depois de realizar pesquisa, que vai apontar seus potenciais clientes, é o momento de criar estratégias para conquistar novos negócios.

Tenho meu público mapeado, quais são os próximos passos?

Mapeamento do público alvo de serviços de construção - próximos passos

Um ponto muito importante: com um mapeamento detalhado, é o momento de montar sua estratégia de vendas

Então, chegou a hora de colocar a mão na massa, e gerar novos negócios! Que pode ser com a prospecção ativa, o famoso “outbound”. Onde você vai até o cliente/empresa de maneira ativa, sabendo que possuem potencial de compra. 

Ou pode trabalhar com estratégias de prospecção passiva, conhecida como “inbound”, onde usam-se estratégias de marketing digital para despertar o interesse desse público alvo. 

Com tudo isso mapeado, chegou o momento de captar novos clientes e aumentar a receita da sua empresa. 

Boas práticas para mapeamento do público alvo de serviços de construção e ferramentas adicionais

É de suma importância que você tenha uma estrutura eficiente, com ferramentas e técnicas de venda que proporcionem resultados assertivos e ganhos operacionais de ponta a ponta.

  • Estude seu mercado: para entender de maneira profunda o que pode entregar de diferencial e principalmente benefícios
  • Pesquise muito bem seu público alvo: para saber quais estratégias de abordagem usar e ter uma captação de leads mais assertiva
  • Identifique estratégias que melhorem sua produtividade: ferramentas podem auxiliar muito nesse processo. Mas não queira um milagre, a ferramenta também exige esforço e dedicação para impulsionar seus resultados. Ela não faz nada sozinha!
Boas práticas para mapeamento do público alvo de serviços de construção e ferramentas adicionais

Falando em ferramentas algumas dicas para o setor de construção:

  • CRM

Os CRMs são as ferramentas para você organizar e otimizar a comunicação com sua base de potenciais clientes e clientes.

  • Chatbots

Com os chatbots, você consegue automatizar de forma muito eficiente suas conversas, agilizando o atendimento. Ao usá-los, você poupa tempo, que pode ser utilizado para tratar de assuntos mais críticos.

  • Tabela SINAPI

A tabela do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices são (SINAPI) são fundamentais nos orçamentos de obras. Sempre a acompanhe de perto para que seus serviços de construção estejam dentro adequados.

  • Gerenciador de projetos

Os gerenciadores de projetos vão te ajudar a manter registrados todos os projetos que você estiver trabalhando. É muito importante usá-los para manter todas as ações registradas e deixar tudo organizado.

  • Software de licitações

Se você quer prestar serviços para a prefeitura ou para o governo, em geral, precisa se inscrever e vencer uma licitação. E para acompanhar cada licitação em aberto, a forma mais prática é usando um software de licitações. Portanto, considere usar também essa ferramenta em sua rotina.

Conclusão 

Com informações das principais características e interesses do seu público alvo e sabendo quais estratégias são mais pertinentes para gerar mais produtividade e melhores resultados, você estará melhor preparado para passar por esta crise. 

Para isso, sua empresa pode utilizar várias ferramentas – e as dicas que demos – para modelar um mapeamento de público alvo consistente. Com isso, seus serviços de construção, irão atender melhor às atuais necessidades e expectativas dos seus clientes.

Apresentamos, neste conteúdo, sugestões e técnicas  para identificar com exatidão seu público alvo. Que envolvem a prospecção assertiva de clientes, a construção de um relacionamento, o conhecimento do produto e estratégias de vendas. 

Tudo isso com o objetivo de otimizar processos e obter um excelente resultado, mesmo em tempos de crise!

Recapitulando:

  • Seja criativo em tempos de crise
  • Conheça o mercado
  • Utilize novas ferramentas – pertinentes à sua operação
  • Estude seus potenciais clientes
  • Gerencie o relacionamento com sua base de clientes.

E aí, você conseguiu entender que fazer o mapeamento do público alvo no setor de serviços de construção é importante? Conseguiu realizar esse mapeamento com base em nossas dicas? Queremos saber, comente abaixo!

Anna Kauling

Artigos Recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *