Inbound Marketing e Outbound Marketing: entenda a diferença

Entenda as diferenças entre essas estratégias

O processo de aquisição de clientes sempre foi uma das partes mais importantes de um negócio. Os empresários, que antes só contavam com panfletos, placas e mídias impressas para divulgar seu produto/serviço e atrair os olhares do público, hoje atuam em um mundo digital cheio de possibilidades e caminhos para fazer a marca prosperar.

Existem duas principais estratégias utilizadas pelas empresas para fazer a prospecção de clientes: o inbound marketing (prospecção passiva) e o outbound marketing (prospecção ativa). Não há um modelo mais efetivo que o outro, e o ideal é que ambos coexistam para que você possa alcançar resultados surpreendentes.

Entenda a diferença entre inbound e outbound marketing e conheça melhor as duas estratégias:

O que é o Inbound Marketing

É uma estratégia de prospecção focada no mundo digital. Ela é considerada mais sutil e passiva porque os clientes em potencial encontram o seu negócio “pelas próprias pernas”.  Veja como funciona:

1. O leitor é atraído para o site ou blog da sua empresa através de conteúdos que ele mesmo está procurando, como dicas e explicações de assunto que tem dúvidas, por exemplo.

2. Lá eles são convertidos em leads quando realizam uma ação, como clicar em uma landing page para baixar algum material rico (e-books, infográficos, planilhas), preencher algum formulário ou clicar em um botão call-to-action, por exemplo.

3. A partir daí eles são considerados leads (potenciais clientes que demonstraram interesse em consumir seu produto ou serviço) e entram em um funil de vendas para que, caso ainda não tenham comprado, eles identifiquem o problema, vejam como ele pode ser resolvido e descubram que a sua empresa pode resolvê-lo.

PODEMOS TE AJUDAR

Entenda como a Leads2b maximiza sua estratégia de Inbound Marketing

4. Esses leads são repassados para a equipe de vendas, que entram em contato e concluem a venda ativamente.

5. O processo não acaba depois que o cliente compra. Sua empresa precisa se dedicar a construir um bom relacionamento com o cliente através de redes sociais e campanhas de email marketing, fazendo com que ele seja fiel à sua marca.

O que é o Outbound Marketing

O Outbound Marketing é uma estratégia de vendas focada na prospecção ativa e abordagem de clientes. É um modelo preciso e simplificado, onde a sua empresa mostra sua marca e faz a abordagem oferecendo seu produto ou serviço de maneira direta.

Se engana quem pensa que o Outbound se resume à abordagem de vendas via telemarketing. As vendas telefônicas representam sim grande parte da estratégia, porém, ela é muito mais que isso. Comerciais de TV, rádio, mala direta, flyers, ações de guerrilha e links patrocinados também fazem parte do Outbound por “abordarem” o cliente e apresentarem o produto ou serviço de forma clara e direta.

Basicamente, as etapas do Outbound Marketing são:

1. Fazer sua equipe de vendas ligar para todo mundo oferecendo o seu produtos/serviço é perda de tempo e dinheiro. Antes de começar, é feita uma análise do mercado e do perfil do público-alvo para saber exatamente para quem direcionar suas cold calls.

2. Depois de saber para quem você quer vender, você precisa encontrar essas pessoas. Na hora de adquirir listas de contatos, encontre uma tecnologia que lhe permita capturar leads em segmentação, já com as características definidas na etapa anterior.

3. Depois de ter os contatos prontos para serem abordados, é hora de colocar a mão na massa. Através de cold call ou cold mails, a equipe de vendas usa o atendimento encantador para mostrar ao leads que sua empresa tem algo a oferecer que pode interessar, e conclui a venda.

Afinal, quais são as principais diferenças?

As principais diferenças entre as duas estratégias dizem respeito à abordagem. O inbound desenvolve mecanismos para atrair clientes em potencial e acompanhá-los por uma trilha até que virem clientes. Já o outbound marketing identifica quem possui potencial para virar um cliente e os aborda diretamente. É como se no inbound marketing você escolhesse a isca cuidadosamente e esperasse o peixe fisgá-la, e o no outbound marketing você mesmo jogasse a rede. Entende?

PODEMOS TE AJUDAR

Compreenda como a Leads2b potencializa sua estratégia de Outbound

É importante ressaltar que não há um modelo melhor que o outro. O Inbound, apesar de ter, muitas vezes, um custo mais baixo, não preenche 100% das necessidades de vendas de muitas empresas pois não consegue alcançar alguns públicos específicos. Por isso, o ideal é não escolher. Aposte em uma combinação de Inbound Marketing e Outbound Marketing com estratégias muito bem planejadas e alcance resultados impressionantes.

Fabio Santos     <i class="fab fa-linkedin"></i>
Fabio Santos  

Se fosse só minha formação em Marketing e Comunicação em Mídias Digitais e meu cargo de Coordenador de Marketing na Leads2b até daria para tentar me vender como um profissional tradicional da área. Na verdade, vim de uma formação de Cinema, com sérios interesses em Educação e um sangue que corre música. Por isso, minha trajetória é sempre buscando resultado e criatividade.

Veja todas as postagens do Fabio  
posts recentes
conheça - e evite - erro no forecast de vendas

Descubra como evitar erros no forecast de vendas que podem acabar com sua estratégia e fuja das armadilhas capazes de destruir a eficácia da sua previsibilidade.

Descubra o que é forecast de vendas, sua importância para os negócios e conheça os 6 tipos de forecast para escolher o que melhor atende seu processo comercial.

conheça a ancoragem em vendas e aprenda como colocar em prática para fechar mais negócios

Descubra a ancoragem em vendas: uma técnica da psicologia aplicada às vendas e confira 4 exemplos de como colocá-la em prática e vender mais.

Descubra o que é um closer de vendas, a importância desse profissional para o processo comercial e 4 dicas para quem quer ingressar nessa carreira com sucesso.

1 comentário em “Inbound Marketing e Outbound Marketing: entenda a diferença”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *