Os 8 passos para uma boa gestão comercial

A gestão comercial é nada mais nada menos do que a gerência dos recursos que fazem parte da atividade comercial de uma empresa. Porém, não pode de forma nenhuma ser negligenciada, pois toda a empresa – seja ela pequena ou grande – terá que lidar com essa gestão.

Então, você que está a procura de informações sobre essa área e quer estar bem informado e equipado das técnicas que podem ajudar nessa tarefa, separei 8 passos para sua gestão comercial dar certo e você ver resultados e crescimento do seu negócio.

1 – Formação de preços

Para que sua empresa possa ser bem vista, você deve ter os seus preços muito bem ajustados e elaborados, sendo justo, porém ainda assim tendo sua margem de lucratividade. Monte uma equipe capaz de realizar as análises necessárias e elaborar a precificação de forma adequada.

No país que estamos, as pessoas reclamam do valor dos produtos e das taxas abusivas que temos. Dessa forma um conselho muito importante é que você encontre um jeito criativo e consistente de contornar essa situação. Todo consumidor almeja encontrar um produto excelente com um valor aceitável, mas se o produto se mostrar bom um cliente pode comprar mesmo que o valor esteja acima do previsto. Lembre disso na hora de sua venda e na hora de pensar na sua gestão comercial.

2 – Pesquisa de mercado

Todo empresário, seja ele de pequeno ou grande porte, precisa estar atento a novas oportunidades de crescimento para seu empreendimento. Por isso, esteja sempre antenado às novidades do seu ramo e o que você pode fazer para se tornar mais competitivo nele. Fazendo isso, sua empresa crescerá e se tornará mais reconhecida no mercado. E, por consequência, vai se tornar mais visível para possíveis clientes.

Tendo em mente seu público alvo, o mercado que você está inserido e também as possibilidades que ele oferece de crescimento o resultado é certo: sua expansão e o surgimento de cada vez mais oportunidades. Dessa maneira você ganha reconhecimento perante seu público

3 – Relacionamento com clientes

Existe uma grande quantidade de reclamações em muitas empresas e isso acaba gerando um desgaste entre cliente e um determinado provedor de serviços. Então, um bom gestor tem que estar atento a como seus clientes estão sendo tratados e atendidos. Essa é uma das formas de tornar sua experiência mais agradável e prática com o cliente.

Existe também a famosa caixa de sugestões, que é muito bem aceita por alguns. Caso você não seja adepto, também pode criar novas táticas para receber essas opiniões e feedbacks.

A melhor forma de entender as necessidades dos seus clientes é simplesmente ouvindo eles. Às vezes os próprios clientes têm e conhecem formas novas de relacionamento entre empresa e cliente e estão apenas querendo ser ouvidos.

Dê oportunidade também para que os colaboradores contribuam com ideias. Pessoas que estão por dentro do processo podem ter contribuições valiosas. Eles sabem de perto quais as necessidades dos clientes e podem ter uma visão mais clara da melhor forma de se relacionar com eles.

Esteja atento a novas formas de pagamento também, nos últimos anos isso tem evoluído de forma exponencial. Dessa forma, as pessoas têm sentido mais a necessidade de pagarem de forma fácil e prática. O ambiente em que seus clientes estão e sua loja física – se for o caso do seu negócio – são muito relevantes também. É importante oferecer um lugar, por exemplo, confortável, refrigerado e muito receptivo.

4 – Fornecedores

Seus fornecedores, devem ser variados e de boa qualidade. É necessário que sua empresa tenha um produto excelente sendo comercializado. Por isso, você deve tomar cuidado com marcas que não oferecem produtos de qualidade. Sua empresa pode ficar mal vista por consequência disso e seus clientes vão culpar você por possíveis danos. Não seus fornecedores.

Geralmente existe uma divisão entre as pessoas que procuram por uma marca ou produto que já estão habituadas a comprar e as que procuram por algo melhor ou mais barato com a mesma qualidade. Ambas precisam ser convencidas no processo de compra. Utilizar seus fornecedores como argumentação (se for possível no seu modelo de negócio) pode ajudar na venda.

5 – Definição de pontos de vendas

Um bom negócio, com um excelente produto e um excelente marketing, pode falhar de modo desastroso ao escolher seu ponto de venda. Independente do seu produto ou serviço, você terá a importante responsabilidade de escolher um ponto de venda. Seja ele físico ou não. Ele determinará se sua empresa será conhecida ou uma empresa que ninguém consegue achar.

É importante pensar principalmente em seu público na hora da escolha do lugar onde você vai se inserir.

Você também precisará estar atento às empresas que surgem ao seu redor e em lugares onde você pode expandir. Se empresas que vendem o mesmo serviço ou produto que você se estabelecerem ao seu redor e oferecerem um serviço melhor, você estará numa enrascada.

Se prepare para isso, porque pode acontecer a qualquer momento. Uma das formas de se preparar é: pela oferta de um produto de qualidade superior e que esteja inserido em um mercado acessível para seu público alvo.

6 – Importância do marketing para a gestão comercial

Um marketing de qualidade hoje em dia não é só uma forma de trabalhar, mas uma necessidade no mundo dos negócios. Quanto mais rápido a sua empresa ficar conhecida, mais lucro você terá em menos tempo.

Porém, dentro da gestão comercial, o marketing funciona com o fluxo de estoque – se sua empresa vender um produto. Este deve ser muito bem administrado por você e seus colaboradores. Isso é importante para que não ocorra de sua empresa realizar uma promoção por exemplo, e não ter esse produto em grande quantidade. Isso seria um erro grave que faria a reputação da sua marca ficar negativa.

Controle bem as folgas dos funcionários, respeitando os seus dias de descanso e não deixando um desfalque em um dia que você terá muito fluxo.

Invista em anúncios em que sua empresa se promova e que seus clientes estejam vendo ou ouvindo sua marca. Isso torna perceptível que há uma necessidade de você conhecer seus clientes, para então alcançá-los. Esse investimento costuma dar retorno em até pouco tempo.

7 – Logística

Esse ponto se dá mais para empresas que oferecem produtos. Porém alguns tipos de serviços também necessitam de uma logística programada para que não tenham desfalques no processo de atendimento ao cliente, por exemplo.

Sua logística como empresa tem que ser muito bem pensada e executada juntamente da sua gestão comercial. Muitas empresas perdem dinheiro com estoque furado ou perda de produtos. E isso se dá por uma falta de organização da logística e da própria empresa.

Dessa forma você pode acabar perdendo tempo e dinheiro, fazendo locomoções de produtos complicadas e sem o mínimo de organização. Crie formas de saber o que tem em estoque e como fará para movê-los de um lugar a outro. Assim seu dinheiro será melhor gasto e com o máximo de retorno e segurança para seus funcionários empresa.

8 – Comunicação interna

Uma coisa que notamos ao longo do tempo: algumas empresas têm uma dificuldade muito grande de comunicação interna entre departamentos. Isso acaba causando erros no funcionamento de determinado departamento das mesmas. Essa também é uma responsabilidade de um bom gestor, melhorar a comunicação interna da empresa. Visando diminuir a margem de erro.

Uma ideia que pode ser bem útil para a sua gestão comercial é que tenham momentos de confraternização e de descanso para os colaboradores, dessa forma todos terão uma relação de amizade. E, principalmente, é importante ter bons meios de comunicação profissional e em bom funcionamento. Não tente economizar nesse quesito que poderá ser um ponto positivo da sua empresa e evitar os erros indesejados.

Conclusão

Tenha sempre em mente que é importante fazer seu negócio expandir para lugares novos. Dessa maneira, você também encontrará novos tipos de clientes que tornarão sua empresa ainda mais importante. Por isso uma gestão comercial de qualidade se faz necessária.

Essas foram algumas dicas que você pode utilizar para começar seu negócio ou empresa com uma boa gestão comercial. Você pode e deve procurar mais informações e quem sabe até mesmo um curso superior nessa área.


posts recentes
descubra como montar um pdi para vendedores eficiente e assertivo

Aprenda como montar um PDI para vendedores impecável, incluindo estratégias específicas para SDRs e closers. Confira, ainda, 10 erros fatais ao desenvolver o plano.

conheça - e evite - erro no forecast de vendas

Confira como evitar erros no forecast de vendas que podem acabar com sua estratégia e fuja das armadilhas capazes de destruir a eficácia da sua previsibilidade.

Saiba o que é forecast de vendas, sua importância para os negócios e conheça os 6 tipos de forecast para escolher o que melhor atende seu processo comercial.

conheça a ancoragem em vendas e aprenda como colocar em prática para fechar mais negócios

Desvende a ancoragem em vendas: uma técnica da psicologia aplicada às vendas e confira 4 exemplos de como colocá-la em prática e vender mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *