Agência de Marketing: 3 dicas para trazer mais clientes

agencias de marketing vender mais

O segmento de agências de marketing é cada vez mais competitivo. De acordo com o Consulta CNPJ, são 92.834 registros de empresas cuja atividade primária está classificada como Agência de Publicidade, Consultoria em Publicidade ou Marketing Direto.

No entanto, não se assuste, o crescimento de empresas entrando no mundo digital é gigante. O que abre uma grande oportunidade para esses players.

Trazendo dados, segundo pesquisa realizada pela IAB Brasil em parceria com a consultoria PwC, Digital AdSpend 2019, houve um investimento de R$16 bilhões em mídias digitais e a intenção de investimento previsto para 2019 aumentava em 30%, chegando a R$20 bilhões.

Para impulsionar o crescimento desse modelo de negócio, separamos algumas dicas sobre como as vendas desses serviços podem funcionar com mais eficiência.

1) Contrate um responsável pela parte comercial

É muito comum que os processos de vendas fiquem centralizados nos sócios ou gestores, seja no inicialmente ou dependendo da maturidade de uma agência. Isso é um equívoco, já que o foco dessas funções devem ser as tarefas de gerenciamento e na estratégia.

Para alavancar o tempo de prospecção e preparar a operação para receber os novos clientes, é fundamental encontrar pelo menos um colaborador capacitado para executar as atividades comerciais.

Essa pessoa pode conduzir negociações de ponta a ponta (prospectando, qualificando, apresentando propostas e fechando novos contratos) ou, ao menos, ficar responsável por executar a função de pré-vendas.

No entanto, o grande ponto é que esse profissional é peça chave para otimizar tempo e garantir escalabilidade na busca por novos clientes.

Algumas competências fundamentais para essa função são a capacidade de relacionamento interpessoal, persistência e, é claro, entendimento sobre o universo do marketing e sobre a relevância que as entregas da agência trazem para os potenciais clientes.

2) Encontre seu nicho e monte a proposta de valor com base nele

Proposta de valor é o conjunto de decisões estratégicas para posicionar sua marca como referência no mercado.

Nos primeiros momentos de uma agência, é comum que o aumento de clientes na carteira dependa dos relacionamentos dos sócios e as indicações. Contudo, essa esfera de relacionamento pode acabar se esgotando em pouco tempo, além de ser bastante generalista.

Para evitar a falta de clareza na proposta de valor e que agência pare de crescer por conta disso. Levante as seguintes questões, pensando na carteira de clientes que você tem ou pretende atingir:

  • Quais são os segmentos que a minha agência já tem experiência em atender?
  • Com base na experiência dos sócios e dos colaboradores, quais são os segmentos de mercado que posso atender com mais precisão e qualidade?

Assim, você consegue posicionar a sua agência como autoridade especialista e eliminar a necessidade de competir com um grande volume de agências que atendem um pouco de tudo. Isso lhe dá a possibilidade de elevar seu ticket médio, além de poder agregar outros entregáveis. 

Um exemplo disso é uma agência que escolha atuar com clientes do segmento de imóveis, como imobiliárias, construtoras e incorporadoras.

empresas de construção no cnpj pro em sp

Esse tipo de agência passa a ter um volume menor de concorrentes, pode estabelecer parcerias com players chave do segmento (como os portais imobiliários), e ainda pode desenvolver relatórios periódicos de cliente oculto com a concorrência de maneira bastante detalhada. Isso tudo pode valer ouro para o cliente, mostrando que os entregáveis vão muito além da performance em mídia paga e na produção de conteúdo.

Pois, sem isso, o perigo é montar estratégias com base em preço, minando cada vez mais as possibilidades para estratégias de diferenciação.

técnicas de negociação para uma venda de sucesso

3) Monte um Stack de vendas

Para que os processos sejam devidamente cumpridos e documentados, você vai precisar de ferramentas para embasar a rotina do vendedor e fornecer insumo para sua tomada de decisão como gestor. Portanto, é necessário utilizar ferramentas para escalar ao menos três estratégias, processos:

  • Geração de leads – Casa de ferreiro e espeto de ferro, certo? A qualidade e o volume da geração de leads é fundamental para mensurar o potencial para novos clientes logo no topo do funil de vendas.
  • Automatização de e-mail marketing – Para dar escala e nutrir os leads após as primeiras interações, a automatização com e-mail marketing garante que o vendedor consiga focar naqueles leads que tem maior grau de interesse nos seus serviços.
  • CRM – Buscando entender como está o andamento das negociações, gerenciar a pauta do vendedor e extrair indicadores, o CRM é extremamente importante.

Conclusão

O segmento de publicidade e marketing está cada vez mais concorrido, uma vez que o acesso à informação e buscas por players é cada vez mais fácil. Contudo, para trazer escalabilidade para o seu processo de aquisição é preciso mirar muito além do marketing.

Por isso, é muito importante você construir uma equipe comercial desenvolvendo suas habilidades e disponibilizando o ferramental necessário para alcançar o seu máximo desempenho.

Em todos esses pontos a Leads2b consegue te ajudar. Converse com um de nossos analistas em projetos comerciais e entenda melhor nossa solução.

Matheus Santos     <i class="fab fa-linkedin"></i>
Matheus Santos  

Com experiência em vendas B2B dentro instituições de terceiro setor, agências de marketing e startups, já estruturei e conduzi os mais variados processos de venda. Na Leads2b, meu propósito é ajudar empresas de todo o Brasil a encantarem clientes. Além disso, sou um exímio jogador de Mario Kart e cultivo um amor incondicional pelo cinema.

posts recentes
descubra como montar um pdi para vendedores eficiente e assertivo

Aprenda como montar um PDI para vendedores impecável, incluindo estratégias específicas para SDRs e closers. Confira, ainda, 10 erros fatais ao desenvolver o plano.

conheça - e evite - erro no forecast de vendas

Confira como evitar erros no forecast de vendas que podem acabar com sua estratégia e fuja das armadilhas capazes de destruir a eficácia da sua previsibilidade.

Saiba o que é forecast de vendas, sua importância para os negócios e conheça os 6 tipos de forecast para escolher o que melhor atende seu processo comercial.

conheça a ancoragem em vendas e aprenda como colocar em prática para fechar mais negócios

Desvende a ancoragem em vendas: uma técnica da psicologia aplicada às vendas e confira 4 exemplos de como colocá-la em prática e vender mais.

1 comentário em “Agência de Marketing: 3 dicas para trazer mais clientes”

  1. Parabéns Matheus! Pode até ser um comentário impopular o meu mas, a verdade é que as agências prometem resultados de vendas (esta é uma promessa praticamente de todas as agências) mas: não sabem prospectar para elas; não tem um modelo de vendas definido; não estabelecem metas; vendem por indicação (que é imprevisível); tem dificuldade em demonstrar valor nos resultados entregues (resultado de uma pesquisa entre agências de publicidade).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *