6 Ferramentas de Comunicação para Home Office

Ferramentas de Comunicação para Home Office

As ferramentas de comunicação para home office estão se multiplicando, acompanhando uma tendência mundial. Afinal, trabalhar de casa é uma modalidade que está sendo adotada por profissionais do mundo todo.

Graças aos avanços da tecnologia, atualmente, diversos trabalhos podem ser realizados sem precisar sair de casa. É o caso de redatores, analistas de marketing, designers e muitos outros profissionais.

A alternativa é repleta de benefícios, tanto para os colaboradores como para as empresas. Para os primeiros, observa-se uma maior produtividade, flexibilidade de horários, autonomia e conforto. Já para as empresas, pode-se citar a economia em instalações (como aluguel de salas comerciais) e recursos (água, luz, internet). 

Inclusive, a aceitação dos trabalhadores a esta modalidade é tão alta, que para 58% trabalhar de casa é uma prioridade. Pelo menos é o que aponta o EBTS, estudo da Metlife de Tendências de Benefícios. 

Do ponto de vista das empresas, dados também confirmam que os benefícios são tangíveis. O professor Nicholas Bloom, da Universidade de Stanford, fez um teste neste sentido.

Como resultado, descobriu uma alta de 13% na produtividade, com redução nas pausas e menos afastamentos por doença. Mais do que isso: os trabalhadores em home office custam metade do que os colaboradores em modalidade presencial.

6 Ferramentas de Comunicação para Home Office

Ainda que o home office tenha muitos atrativos, existem alguns desafios nessa modalidade, como a comunicação entre equipes. Mas, justamente para superar estes obstáculos, existem as ferramentas de comunicação para home office.

Confira as principais e encontre a que melhor se encaixa com a vibe da sua equipe. Aliás, se liderar equipes em home office parece um desafio para você, leia este outro artigo que preparamos.

1. Slack

Uma ferramenta de comunicação muito eficaz para quem está trabalhando em home office é o Slack.

Através do Slack, é possível fazer videochamadas em grupo, o que otimiza a comunicação com a equipe. Mas também pode-se, tranquilamente, manter conversas individuais, seja em videoconferência ou chat. Além de viabilizar o compartilhamento de tela entre os participantes.

Também é possível acessar o Slack através de smartphones ou outros dispositivos móveis. Assim, é possível conversar com seu time de onde estiver. 

Outra vantagem de utilizar o Slack é que ele é integrado a outras ferramentas. Como é o caso do Asana e do Google Drive, por exemplo.

As facilidades não param por aí. Existem ainda muitas outras funcionalidades na versão paga da ferramenta.

Se você quiser aprender mais sobre o Slack, pode conferir o vídeo abaixo para descobrir suas principais funcionalidades:

2. Google Hangout 

Esta é uma das melhores ferramentas para comunicação para home office. Com o Google Hangout, você pode conversar com sua equipe através do chat ou por videoconferência. Seja utilizando seus dados móveis ou por uma conexão Wi-Fi. 

Utilizando o Google Hangout, é possível realizar videoconferências com até 30 participantes. A ferramenta permite, ainda, enviar SMS para números de telefone do Google Voice ou Google Fi

O Google Hangout é compatível com Windows, macOS ou Linux (Ubuntu e Debian). Também pode ser utilizado em dispositivos móveis iOS e Android.

Por ser uma plataforma do Google, o Hangout possui integração com o Google Calendar e o Google Drive. Além de ser integrado também ao Chromecast.

Precisamos destacar, porém, que alguns destes recursos estão disponíveis apenas para contas corporativas (pagas). O que não chega a ser um grande impedimento para quem quer utilizar as funcionalidades básicas da ferramenta.

3. Skype

Para quem está procurando mais alternativas, o Skype também é uma ferramenta de comunicação interessante para quem está trabalhando de casa.

Com ele, você pode fazer chamadas de áudio e de vídeo em alta resolução. Além disso, também pode trocar mensagens com sua equipe, inclusive com compartilhamento de tela.

As chamadas do Skype podem ser gravadas, o que é útil quando não se pode perder nenhum detalhe da conversa. O recurso de legendas ao vivo também pode ser útil para compreender melhor o que é dito.

A solução está disponível para diversos dispositivos, como smartphones, desktops e tablets. No Skype for Business, existe também a funcionalidade de colaboração em documentos.

Alguns dos recursos do Skype, porém, são pagos. Como é o caso das ligações para telefones fixos e celulares. Assim como as mensagens SMS.

4. Webex

O WebEx é outra opção de ferramenta para facilitar a comunicação no trabalho em home office. 

Desenvolvida pela Cisco, a solução permite a realização de videoconferências, webinars, reuniões abertas, treinamentos e até suporte remoto. Nesta alternativa, também é possível realizar o compartilhamento de tela. 

A qualidade desta solução é extremamente alta, oferecendo resolução de vídeo em HD. Comportando, inclusive, literalmente uma centena de pessoas em uma única videoconferência. E isso tudo só no modo gratuito!

O WebEx é, como as outras alternativas, compatível com dispositivos móveis, além de desktops e laptops. A ferramenta possui integração com outras soluções, como o Slack e o Google Calendar.

ferramenta para comunicação webex

5. Whereby

O Whereby é mais uma ferramenta eficiente para manter a comunicação com a equipe mesmo em home office. 

Com essa ferramenta, não é preciso fazer nenhum download para conversar com seus colegas de trabalho.

Afinal, o Whereby atua através do site, o que o torna compatível seja a desktops ou dispositivos móveis. Tanto para sistemas Android como iOS.

Utilizando o Whereby, você pode tanto participar de reuniões como conversar via chat e fazer compartilhamento de tela. 

Outra funcionalidade é a integração com ferramentas como Trello, Slack e o YouTube. A primeira permite que participantes compartilhem com os quadros de tarefas.

A segunda possibilita convidar os usuários de maneira automática. Já a última garante que os participantes assistam a vídeos enquanto participam de uma videoconferência.

Se você quiser saber mais sobre o Whereby (antigamente conhecido como Appear.in), pode conferir o vídeo abaixo:

6. Zoom Meetings

Nossa última sugestão de ferramenta de comunicação para quem está trabalhando em home office é o Zoom Meetings. 

Sua equipe é grande? Então o Zoom Meetings é a solução ideal para você, já que suporta reuniões com até 500 participantes! 

É, também, a alternativa perfeita para webinars, pois permite a modesta marca de 10 mil espectadores neste modo. 

Uma das vantagens desta ferramenta é que os participantes não precisam possuir uma conta para participar. Basta receber o convite, seja pelo e-mail ou através de compartilhamento de link e inserir um nome para usar.

Basicamente, o Zoom pode ser utilizado para públicos interativos entre uma centena e 500 pessoas. No modo reunião, todos os 500 participantes contam com atribuições iguais, sendo que 49 estão aptos a aparecer em tela ao mesmo tempo.

Já no webinar, até 10 mil espectadores podem assistir, mas nesse caso, sem direito a interagir.

Utilizando esta ferramenta, os participantes podem usar o chat, transferência de arquivos e o quadro de anotações. Além do compartilhamento de tela e a funcionalidade de gravação de vídeo/chamada.

O Zoom também pode ser integrado ao calendário corporativo, facilitando a marcação de reuniões e registro de lembretes. Permite, ainda, fazer o levantamento de relatórios de participação e até monitorar atividades.

O gestor pode, inclusive, descobrir se algum participante minimizou a tela de vídeo durante a conferência.

A ferramenta é compatível com diversas outras, como Skype, Google Drive e Calendar,  Outlook, Dropbox e IFTTT.

Vale lembrar, porém, que algumas destas funcionalidades estão disponíveis somente para as versões pagas.

Quer conhecer melhor o Zoom Meetings? Então confira o vídeo abaixo:

Conclusão

Como vimos, o que não faltam são ferramentas de comunicação para home office. Então, não existe mais desculpa para a equipe não oferecer a melhor performance nesta modalidade de trabalho.

Aliada a estas ferramentas, você pode também oferecer ao time algumas boas práticas, para melhorar seu desempenho. Como, por exemplo:

  • Separar um espaço dedicado à prática do home office, com todos os equipamentos que você precisa. Não esqueça de priorizar a ergonomia mesmo em casa.
  • Utilizar ferramentas para organizar suas atividades, como o Asana, o Trello, o ClickUp, entre outros. Lembre-se de focar nos prazos das entregas
  • Manter a concentração e não se distrair com demandas domésticas durante a jornada de trabalho
  • Fazer métricas da sua produtividade, para acompanhar e aprimorar sua performance 
  • Conservar sua jornada rotineira, não ultrapassando o limite de horas extras nem esquecendo de fazer as devidas pausas.

Com essas dicas e as ferramentas adequadas, nem você, nem sua equipe terão problemas trabalhando em home office.

Jéssica Muller   <i class="fab fa-linkedin"></i>
Jéssica Muller  

Mãe, sagitariana, geek e apaixonada por leitura (leio 150 livros por ano). Pode me chamar de príncipe dos Sayajins.

Veja todas as postagens da Jéssica  
posts recentes
descubra como montar um pdi para vendedores eficiente e assertivo

Aprenda como montar um PDI para vendedores impecável, incluindo estratégias específicas para SDRs e closers. Confira, ainda, 10 erros fatais ao desenvolver o plano.

conheça - e evite - erro no forecast de vendas

Confira como evitar erros no forecast de vendas que podem acabar com sua estratégia e fuja das armadilhas capazes de destruir a eficácia da sua previsibilidade.

Saiba o que é forecast de vendas, sua importância para os negócios e conheça os 6 tipos de forecast para escolher o que melhor atende seu processo comercial.

conheça a ancoragem em vendas e aprenda como colocar em prática para fechar mais negócios

Desvende a ancoragem em vendas: uma técnica da psicologia aplicada às vendas e confira 4 exemplos de como colocá-la em prática e vender mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *